14 C

     

   16 Ha  

   

 São Vicente de Minas/MG

   

     R$1.500.000,00  
    MARAVILHOSA SEDE ANTIGA/FAZENDA

       

Breve descritivo: Sede histórica construída em 1760 com 12 cômodos na parte superior (sala visita, sala jantar, capela, quartos, cozinha, banheiros, dispensa e adega) e 2 grandes salões de 300 m² na parte inferior, totalizando 600m² de área construída. Os materiais utilizados na construção da sede são pedras, barrotes, adobe, além de assoalho de Pinho de Riga (madeira nobre importada do Leste Europeu), sendo a mesma recentemente restaurada com adoção de técnicas originais do século XVIII. Possui arquitetura singular do período colonial, como a sequência de janelas da parte inferior alinhadas com o pavimento superior, sendo tal característica considerada raríssima nas construções da época. Outro aspecto muito particular é o cômodo ligado à sala de visita, que possui um forro em formato de gamela, onde cada um dos cinco planos do forro representa um dos sentidos humanos e era considerado um luxo muito raro nas fazendas históricas. As portas e janelas possuem corte oblíquo na parte superior, conhecido como capialço, representando a imponência da construção. A sede possui forro de madeira em todos os cômodos, sendo restaurada a originalidade dos forros “saia-e-blusa” das salas de visita e jantar. Possui ainda diversos móveis e objetos de época, como o quarto de casal completo no estilo Luís XV. No entorno da sede existe um amplo pomar com plena produção de frutas, além de paisagismo composto de plantas e flores ornamentais, bem como de mata nativa recuperada. Por fim, destaca-se a vista espetacular da Chapada do Abanador na Serra de Carrancas (local das filmagens da novela Império), observada a partir do Espaço Gourmet integrado a sede.

Localização: situada no município de São Vicente de Minas - MG, a região é referência na produção de queijos especiais, conhecida como "Circuito dos Queijos Finos”. Nosso Terroir assegura uma produção ímpar de queijos finos em decorrência das pastagens e do clima exclusivo da região. Também é reconhecida pela qualidade do seu eco turismo, pois se trata de uma zona quase intocada, com paisagens, rios, ribeirões e cachoeiras fascinantes. A cidade conta com 7.614 habitantes e está localizada entre os circuitos Histórico e das Águas Hidrominerais de Minas Gerais. Possui ainda ampla estrutura de educação e oito estabelecimentos de saúde. A temperatura média anual de 20,7°C e está a uma altitude de 1080 metros.

Acesso: localizada às margens do asfalto, a fazenda está distante cerca de 290 km da capital. Pertence ao circuito da Estrada Real, bem como do circuito de origem da raça Mangalarga Marchador, estando distante a 53km da cidade de Cruzília. Está também a 280 km de distância da cidade do Rio de Janeiro e 370 km de São Paulo. Outras cidades próximas são Carrancas a 58 km, Tiradentes a 103 km, São Lourenço a 101 km e Lavras a 150 km.

Topografia: Ótima condição de relevo do terreno, sem declives.

Benfeitorias: curral, rancho, embarcador, depósitos, casa de empregado, piquetes com formação em Tifton, Tanzânia e Brachiarão.

Recursos hídricos: possui três nascentes perenes, uma represa, quatro córregos e um poço semi-artesiano, sendo este último para atender as necessidades de consumo das casas.

Qualidade da terra: excelente para cultura, sendo amplamente cultivada com milho e batata.

Eletricidade: rede com transformador trifásico de 45KVA e transformador monofásico de 15KVA.

Aproveitamento: oportunidade para exploração de Haras, especialmente pela associação da arquitetura do século XVIII com o Cavalo Mangalarga Marchador, uma combinação de arte e excelência. Também está habilitada para produção de leite e criação de gado de corte.

Outros: possui telefonia rural para as operadoras TIM, Vivo e Oi. A fazenda figura em cinco livros de Fazendas Históricas, bem como dispõe de privacidade, tranquilidade e segurança, além de possuir toda a documentação em ordem.
 
 

2012 - CENER - Central de Negócios Rurais - Todos os direitos reservados